O Sítio do Também Não

Conta-se que certa vez, Alexandre, o Grande, se deparou com Diógenes na rua e lhe disse: “Eu sou Alexandre, o grande rei”. Ao que Diógenes lhe respondeu: “E eu sou Diógenes, o cão”.

quinta-feira, junho 23, 2005

"O não francês e holandês tiveram entre nós um primeiro e exuberante efeito:


    obrigar o PS, PSD e PP, em cerca de 3 semanas, a mudar radicalmente de posição e a admitir o princípio do referendo de tratados que visem a construção e o aprofundamento da União Europeia. Já não é mau"
    Fernando Rosas
    no debate sobre a "revisão constitucional": uma trapalhada desprestigiante!

    Sven Tarp (PC da Dinamarca):
    "A oposição ao Tratado Constitucional é, em sua essência, uma oposição de classe, o que demonstra com toda a clareza o NÃO francês que é um NÃO operário, popular e jovem. Esse caráter de classe da oposição é saudável e lógico, levando em consideração que a mesma constituição representa os interesses estratégicos de classe da ala dominante de grande burguesia financeira e monopolista da Europa" (...)

    "Em termos gerais e a longo prazo, só existem duas saídas para o atual impasse:
    * Ou a grande burguesia consegue impor seu projeto, depois de um período de "reflexão" (que na verdade será de pressão), por meio do atual texto do Tratado ou outro texto revisado, o que significaria uma derrota histórica para as classes populares e a anulação da maioria dos direitos sociais e democráticos conquistados ao longo dos últimos séculos e especialmente nos anos pós-Segunda Guerra Mundial;
    * Ou as classes populares conseguem impor uma agenda alternativa, que não somente repudie qualquer futuro Tratado mas também rompa com a lógica do mesmo projeto europeu do grande capital".

    o artigo completo: Aqui