O Sítio do Também Não

Conta-se que certa vez, Alexandre, o Grande, se deparou com Diógenes na rua e lhe disse: “Eu sou Alexandre, o grande rei”. Ao que Diógenes lhe respondeu: “E eu sou Diógenes, o cão”.

segunda-feira, maio 30, 2005

Que força é esta...


    Como estão doridos os defensores do Sim. Numa espantosa manifestação anti-democrática, sem que se esforçem, sequer, por esconder a raiva e frustração, repetem exaustivamente - para a si próprios se convecerem, seguramente - velhas, usadas, cansadas, vazias desculpas... os franceses votaram maioritariamente "não"?
    • São estúpidos! Votaram contra o governo não compreendendo que referendavam o tratado!

    Haja paciência! Definitivamente, a esmagadora maioria destes 56% de franceses votaram contra o sistema socio-económico vigente em França - e restante europa - que agora se pretendia constitucionalizar!
    Aliás, parte do próprio partido socialista fez campanha pelo "não"!

    • São reaccionários, fascistas, racistas, anti-europeus...

    56% de franceses racistas? Fascistas? Anti-europeus? E toda a esquerda mobilizada neste não, não existe? As questões essenciais que nós, defensores do "não" não-nacionalistas, debatemos, questionamos, denunciamos, não existem? Na verdade, têm sido um verdadeiro tabu para os mensageiros do "sim", incapazes de as combaterem e oporem... Este é o argumento de quem se recusa a compreender o que está a acontecer, ou de quem pretende impedir que os outros compreendam.

    A França acabou de dar uma lição ao mundo. Acabou de mostrar que força é esta, aquela de que somos capazes.

    Para o Bruno Cardoso Reis "devagar e sem saber para onde" é o sentido deste NÃO... Como se a história - abstracta e inefável categoria, absolutamente transcendente ao indivíduo - nos obrigasse a um determinado rumo. Nos dissesse: por aqui, ou para sempre estareis condenados ao inferno!

    Este NÃO, foi o não de quem claramente gritou:

    "Não sei para onde vou; mas sei QUE NÃO VOU POR AÍ"

    E isto é a única coisa que precisamos (e podemos) saber para fazermos história!



    O Cão

    1 Comments:

    • At 11:47 da tarde, Anonymous Anónimo said…

      Talvez precisamente pelo aparecimento dos problemas domésticos, é que os Franceses
      abriram o olho…


      bloquisto

       

    Enviar um comentário

    << Home